terça-feira, 6 de março de 2012

Comidas... Autor: Damião Metamorfose.


*
Foto extraída do Google.
*
Eu já comi tapioca,
Beiju passado no caco.
Pão com cabelos de barba,
Da cabeça e do sovaco.
Eu sou um sobrevivente
Parecido com macaco!
*
Comida é o meu ponto fraco,
Por ela eu tenho paixão.
Quanto mais como mais quero,
Mas tenho preocupação.
Para não vira um gordo,
Como com moderação!
*
Uma casa sem fogão,
Pode ter cama e ter porta,
Quarto, sala, área e pátio...
Toda em nível, nada torta.
Mas sem fogão, sem comida,
Pra mim é uma casa morta!
*
Na comida o que me importa,
É que seja fria a sal.
Eu encaro qualquer uma
No horário habitual.
À noite não, sou mais frutas,
Não engorda e nem faz mal!
*
Peixe a moda pantanal
Ou assadinho na grelha.
Eu como até sem mistura,
E nem mexo a sobrancelha.
Sozinho ou acompanhado,
Para mim não tem parelha.
*
Um peixe assado na telha
Ou palha de bananeira.
Com feijão e arroz branco
Bem a moda brasileira.
Eu como sem perguntar
Quem foi essa cozinheira?
*
Mocotó com macaxeira,
Qualquer dia da semana.
Um pirão bem temperado,
Limão com caldo de cana.
Eu como e ainda gasto
Só um pouquinho de grana!
*
Um virado com banana
Tutu torresmo e coentro...
Eu começo nas beiradas
Desço até chegar ao centro.
Se o pra for muito fundo
Eu entro e como lá dentro!
*
Sendo boa eu chego e entro
Sendo ruim como calado.
Sendo sem sal, dou um jeito...
E deixo bem temperado.
Só não gosto de comer,
Quente demais ou salgado!
*
O pobre come o que pode
E come mais que o rico.
Mistura mel com cuscuz,
Mocotó com grão de bico...
Come até se fartar
No prato não fica um tico!
*
Do luxo eu abdico
Qualquer lugar eu me ajeito.
Tanto faz ser à la carte,
No balcão ou prato feito...
Rodízio é de bom tamanho,
Quentinha eu também aceito!
*
É comida? Eu não rejeito,
Tem sal a gosto? Se come.
Não importa um prato ou cuia...
E a forma que se consome.
Em casa é o melhor lugar,
Melhor tempero é a fome!
*
Acho lindo até o nome
Sempre fui fã de comida
Sendo magro ou meio gordo,
Sem ultrapassar medida.
Eu não vivo pra comer
Como pra viver a vida!
*
Carne assada ou cozida,
Com farofa suculenta.
Um pirão de peixe ovado,
Pra quem gosta, com pimenta.
Arroz, feijão, farinha,
Batata doce e polenta...
*
Caviar ninguém aguenta,
Só tem fama, dá secura.
Sou mais a ova cozida,
Um pirão como mistura.
Água gelada ou de pote
E um naco de rapadura!
*
Já comi resina pura
De catingueira e angico...
Para mim tendo comida
Eu sinto-me um homem rico.
Acho que em outra encarnação
Eu fui um macaco ou mico...
*
Quando o almoço atrasa eu fico
Pê da vida, arretado.
Pois eu tenho a hora certa
E o intestino educado.
E não gosto quando atraso,
Pois eu fico esfomeado!
*
Acho que dei meu recado
Em homenagem a comida.
Comer é o maior prazer
Na vida, você duvida?
Viver é comer beber
O resto é gozar a vida!
*
Fim.

Um comentário:

  1. Como sempre. EXCELENTE.
    Parabéns com um abraço, Don Damião...

    "Eu já não como tanto
    Pois sou atleta de ponta.
    Se encho minha barriga
    A cabeça fica tonta,
    Aí paro de treinar
    E isso pra mim é afronta"!

    ResponderExcluir