quinta-feira, 11 de março de 2010

A gestão dos resultados> Autor: Damião Metamorfose.

*
Morreram duas senhoras,
Ambas tinham a mesma idade.
Mesma altura e o mesmo nome,
Eram da mesma cidade.
Uma era freira ativista,
A outra era taxista,
Impura e sem castidade.
*
No portão da eternidade,
São Pedro as esperava.
Chamou logo a taxista,
Disse que salva ela estava.
Deu-lhe um manto de ouro
E explicou o tesouro
E a paz que no céu reinava.
*
A freira inquieta aguardava,
São Pedro logo a chamou.
Pegou um manto de linho
E para ela entregou.
E disse sem ter desdém,
A senhorita também,
Felizmente se salvou.
*
A freira então retrucou,
Algo deve está errado.
Eu conheço essa mulher,
Sei seu presente e passado.
Não que eu queira me exaltar,
Mas pode analisar,
Que o manto veio trocado.
*
Eu tenho me dedicado,
A pobre velho e doente.
Há sessenta e cinco anos,
Trabalho incansavelmente.
Enquanto esta mulher,
Trabalhava de chofer,
Em um táxi ilegalmente.
*
Vivia assustando gente,
Sobe em calçada e atropela.
Varias vezes foi multada,
Já traficou em favela.
E para o meu espanto,
O senhor trocou o manto,
Pois deu o ouro pra ela.
*
Eu conheço a vida dela
E acho que ela entrou
Na igreja, uma só vez,
Se é que se batizou.
E desse dia pra cá,
Acho que não foi mais lá,
Nem sei como se salvou.
*
Se o senhor não se enganou,
Explique-me, por favor.
Pois eu sempre fui devota,
Da casa do meu senhor.
Nunca pratiquei maldade
E mantive a castidade,
Por compaixão e amor.
*
E o senhor com louvor,
Deu pra ela o melhor manto.
Para mim este de linho,
Que estava ali num canto.
Ou o senhor se enganou,
Ou distraído o trocou,
Tem algo errado, meu santo.
*
São Pedro disse: eu garanto,
Não houve nenhum engano.
Veja que tem o seu nome,
Dia que nasceu e o ano.
É que foram aplicados,
A gestão dos resultados,
Pra evitar qualquer dano.
*
Vou explicar este plano,
Que adotamos hoje em dia.
Acho que ninguém da terra,
Recebeu a portaria.
Se a senhorita soubesse,
Tinha evitado esse estresse,
Decerto me entenderia.
*
É que o povo dormia,
Enquanto a irmã pregava.
E em silencio a senhora,
Muitas vezes blasfemava.
E o nosso Deus e senhor,
Entendeu como rancor,
A forma como rezava.
*
No táxi, o povo orava,
Com medo que a motorista.
Esbarrasse em algum poste,
Ou capotasse na pista.
Enquanto essa gente orou,
Muita alma ela salvou
Por isso a sua conquista.
*
A humildade é benquista,
Os dois mantos são sagrados.
Tanto faz o ouro ou linho,
Depois que são conquistados.
O problema é lá na terra,
A paz pode ser a guerra,
Na gestão dos resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário