quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Deus* Autor: Damião Metamorfose.




*
Em todo canto Ele está
Seja noite, ou seja, dia
Tenho sempre a mão de Deus!
Pra me fazer companhia.
Ele é senhor do universo,
Me orienta em cada verso,
Quando escrevo poesia.
*
Se o cansaço me angustia,
Ele cura o meu cansaço.
Não procuro numa esquina,
O conforto de um abraço.
Abraço só tem calor,
Deus tem calor e amor
E sempre me estende o braço.
*
Deus me guia em cada passo
e o meu verso não sai torto.
Minha estrofe sai redonda,
Precoce sem ser aborto.
Sem Ele é tudo quadrado,
Torto, penso, alienado,
Da fonte de um estro morto!
*
Ele é quem me dar conforto,
Me livra da tentação.
Se eu pecar eu me arrependo,
me humilho e peço perdão.
E Ele vai me restaurar,
Pois quem veio pra salvar,
Não vai ser condenação!
*
Deus é pai, filho e irmão...
Ele é o meu soberano.
Sem Ele eu sou um qualquer
Sem eira e beira, um cigano.
Deus é a minha alegria,
Inspiração, poesia,
Dia, noite, mês e ano...
*
Deus está em cada plano,
Nos desejos e anseios.
Sabe que pra consegui-los,
Fins não justificam os meios.
Por isso é eu que tenho fé
E ajoelhado ou de pé,
Falo a Ele sem rodeios.
*
Deus é dos belos e feios,
da fé que prega a verdade.
Mas a fé, sempre é maior
Em quem tem necessidade.
Na fartura comemoram,
Na fome, rezam e imploram,
Por isso há desigualdade?
*
Ele é a felicidade
De quem está triunfando.
A tristeza da derrota,
De uma lagrima rolando.
É a fome e a fartura,
A cria e a criatura,
É a flor desabrochando.
*
Só Deus sabe onde e quando
A minha missão termina.
Por enquanto estou aqui,
Igual sagüi na resina.
Morde, baba, puxa, estica,
Só pra ver como é que fica,
Esse aprende enquanto ensina.
*
É ciência, é medicina,
é o inicio, meio e fim.
Assim foi assim será
E sempre será assim.
É a abelha e o mel,
O doce e o amargo fel,
Deus é tudo para mim.
*
Com Deus o não vira um sim
E um botão vira uma flor.
Nós somos cheios de falhas,
Deus tem o mais nobre amor.
Deus nos deu um paraíso,
Com paz e o que era preciso
E o homem prefere a dor!
*
Deus é o melhor pastor,
O seu silêncio não cala.
Os incrédulos que se curvem,
Calem a boca ou percam a fala.
Deus é caminho e verdade,
O Amor e a fraternidade...
A Ele ninguém se iguala.
*
Deus é a voz que abala,
E em tudo Ele é perfeito
Por que é que eu vou seguir
Um deus falso ou com defeito?
Eu sigo o Deus verdadeiro,
Sem pressa, não vou ligeiro,
Pois o caminho é estreito!
*
Deus não tem nada imperfeito,
Só verdade e perfeição.
Mas os que estão usando
O seu santo nome em vão.
Batem no peito e se orgulham,
Enganam, mentem e mergulham,
Na caldeira da ambição!
*
Está no raio e trovão,
Na abundancia e na fome.
Na lei da selva, que mata...
Mas depois que mata come.
Eu só não acho que Ele,
Esteja ao lado daquele,
Que mata usando o seu nome!
*
É o grão que mata a fome,
Que germina lentamente.
Está na erva daninha
Ou qualquer outra semente.
Que pode ser alimento,
Sombra ou medicamento
Para curar o doente!
*
É a chuva e a enchente
A brisa mansa ou tufão.
No meu verso improvisado,
Na fonte da inspiração.
No sonho que não se alcança,
Na bailarina e na dança,
Na criança e no ancião.
*
Deus mora no coração,
de quem só planta o amor.
Nos que pagam suas dividas
Sem lastimar o valor.
Deus está na inteligência,
Na calma e na paciência,
Na alegria e na dor!
*
Deus é espinho e é flor,
É folha, caule e raiz...
É a inocente criança,
O experiente caciz.
É emenda e ruptura,
A cria e a criatura,
Caminho pra ser feliz.
*
O Deus de uma meretriz,
Do protestante ou ateu.
é o mesmo que refaz
O amor que já morreu.
Sem ele o ateu ou crente,
É um pecador somente,
pode ser você ou eu...
*
Quem leu e não entendeu,
sobre essa luz nos guia.
É um sábio e o analfabeto
Bebendo a sabedoria,
Que está em todo o universo
E nas letras desse verso
Que juntas viram poesia!
*
Deus é à noite e o dia
e as quatro fases da lua.
As mansões e nas favelas,
Beco, viela e na rua.
Na vida que não nasceu,
Na que nasceu e morreu,
Na minha vida e na sua.
*
Trem das sete que flutua,
Que o Raul Seixas escreveu.
E o diabo pai do rock,
Pode ser você ou eu...
-Deus do trem crucificaram,
Raul imortalizaram,
E a letra, alguém o entendeu?
*
Deus do rico e do plebeu,
Mora onde amor habita.
O lar pode ser de concreto,
Céu aberto ou palafita.
Está na água e no vinho,
No farrapo, seda ou linho,
No amor que não se imita!
*
Está em quem acredita
Que o amor é a lei.
E a lei do amor é livre
Para o leigo, sábio ou rei.
Tem regra e não tem juiz,
Quem ama mais, é feliz,
Se amar Deus, é mais, eu sei!
*
É a verdade e a lei
Que faz sentido pra mim.
Sem Ele a vida não presta
E o que presta fica ruim.
Deus é acima de tudo,
O tudo e o, sobretudo,
Começo, meio, é sem fim!
*
Na almocela ou cetim,
Que o mulçumano ajoelha.
No alicerce e nas colunas,
No piso, parede e telha.
Na palmatória e no relho,
Naquele que dá conselho,
E em quem o aconselha.
*
Maior e menor centelha,
É o inteiro e o troco.
É motivo de alegria
Pra quem está no sufoco.
É folha, fruto e semente,
É um tronco na enchente,
É pau, é pedra, é o toco...
*
Deus tá na água do coco,
Que entra sem ter buraco.
Está no homem moderno,
No arcaico e no macaco.
Nas notas de uma canção,
No verso, estrofe e bordão,
da letra que não emplaco.
*
Sem Deus eu sou só um fraco,
com Deus eu sou um Sansão.
Sem Deus por mais que eu cresça
Ou fique alto do chão.
No dia que eu cair,
O meu nome vai ruir
Não serei nem Damião!
*
Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário