sábado, 14 de maio de 2011

Eu tenho um Dicionário arquivado em minha mente * Autor: Damião Metamorfose.


*

(Foto extraída do google)

*

Aipim é mandioca,
Manzape é bolo de milho.
Pó fino, goma, é polvilho.
Carne amassada é paçoca,
Anelídeo é minhoca.
Cobra nociva é serpente,
Louco, insensato é demente.
Breve, conciso é sumário.
Eu tenho um dicionário,
Arquivado em minha mente.

*

O papagaio é uma pipa,
Uma ave, uma vasilha.
Esplendor algo que brilha,
Verga ou sarrafo é ripa.
Uma mulher fácil é tipa,
Sábio, douto, é ciente.
Benévolo benevolente,
Feroz, cruel, sanguinário.
Eu tenho um dicionário,
Arquivado em minha mente.

*

Chuva grossa é salseiro
Também quer dizer desordem
Regra ou lei é a ordem
Boi caracu é Junqueiro
Quem dar o bolo é boleiro
Tudo que for vivo é ente
Germe sêmen é semente
Perplexo volúvel é vário
Eu tenho um dicionário
Arquivado em minha mente.

*

Armadilha é alçapão,
Brio, altivez, orgulho.
Lixo e coisa ruim entulho,
Corrimento é purgação.
Papa grossa é um pirão,
Quem cede é acedente.
Quem propõe é proponente,
Vil, patife é salafrário.
Eu tenho um dicionário,
Arquivado em minha mente.

*

Sueira, estafa e cansaço.
E é pedra preciosa
Boa cachaça é dengosa
Nó que se desata é laço
Linha traçada é um traço
Mesma família é parente
Abundante é afluente
Medíocre é ordinário
Eu tenho um dicionário
Arquivado em minha mente.

*

Lenha acesa é chamiço
É tição e é carvão
O oposto é contramão
Doce de sangue é chouriço
Caiporismo é enguiço
Quem avança é saliente
Se for lógico é coerente
Ilusório imaginário
Eu tenho um dicionário
Arquivado em minha mente.

*

Se for crime é delito
Se for culpado é um réu
Se for paraíso é céu
Se for lindo é bonito
Se for estranho, esquisito.
Se for fonte é nascente
Se for forte é potente
Se for do contra é contrario
Eu tenho um dicionário
Arquivado em minha mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário