segunda-feira, 19 de março de 2012

De sessenta pra cá, O que mudou no modo de falar... Autor: Damião Metamorfose.




Foto extraída do Google.
*
Se você analisar
Como é que se fala agora.
Vai ver que o português
Não é mais como o de outrora.
Anos sessenta e setenta,
Oitenta e até noventa,
Dois mil e até esta hora...
*
Tem até quem ignora,
O atual palavreado.
Mas faz parte das mudanças
Do presente pro passado.
E a melhor solução,
É aceitar o padrão,
Pra ser atualizado!
*
Superlegal é irado,
Desculpe-me, é foi mal.
Preste atenção é. Se liga!
Pasta é creme dental.
Bastidores, making  off,
Desligado, é tô em off,
Quarador virou varal!
*
Sair é dá um piau,
Fofoca virou babado.
Imitação é genérico,
Porte atlético é sarado.
-Legal, bacana, maneiro,
Não se sabe o paradeiro,
Pois hoje em dia é irado!
*
Saquei é, estou ligado!
Tingir é customizar.
Rinse é condicionador
Curtir zoar é causar.
Discoteca é balada,
Chateada é bolada
E ir embora é vazar!
*
Namoro rápido é ficar,
Por favor, é, quebra essa!
Radio de pilha, é ipod,
Tudo o que cansa, estressa.
Reclame é propaganda,
Vá embora é se manda,
Convidando é, vamos nessa...!
*
Pressa continua pressa,
Peituda é siliconada.
Obrigado é valeu,
É foda, era complicado.
Alisamento é chapinha,
À vontade, estou na minha,
Pirata é falsificado!
*
No mundo globalizado,
Namoro é pegação.
Collant agora é body,
Jardineira é macacão.
Flertar, paquerar, dar mole,
Entendeu, copie é cole?
Isso é globalização!
*
Conquista é azaração,
Babosa é aloe vera.
Retrato agora é foto,
Monstro, ilusão... Quimera.
Fotocopia é Xerox,
Loja pequena é um box
Não vai dá mais... é já era!
*
Minha turma é galera,
Legal, baguio,é  chapado.
Cafona agora é brega,
Ressaca é baqueado.
Oi tudo bem? É, belê?
Se estiver triste é deprê,
Este mundo está mudado!
*
Ninguém fala mais veado,
Hoje é entendido ou gay...
O rouge mudou pra blush,
Laquê agora é spray.
Faxineira é diarista,
Costureira é estilista,
Tomei um porre é chapei!
*
Eu fui mal, é vacilei,
Folhinha é calendário.
Brilho labial é gloss,
Domestico é secretário.
Madureza é supletivo,
Mais ou menos é, to vivo!,
Vacilão virou otário!
*
Muito engraçado é hilário,
Cometer gafe é um mico.
Manequim, modelo atriz,
Sobrou é não mete o bico.
Beque agora é zagueiro,
A fralda é o que foi cueiro,
Apressar, correr, é pico!
*
Mexerico é fuxico,
Negro é afro descendente.
Derrame é AVC,
Filho menor dependente.
Recreio é intervalo,
Perdeu tudo é, foi pro ralo,
Uma brasa é chapa quente!
*
Quem é de antigamente
Vá se atualizando.
E aprendendo a nova língua
Que o mundo está falando.
Eu usando o Cordel arte
Avisei, fiz minha parte,
Mude e vá se adaptando!
*
Fim.




Nenhum comentário:

Postar um comentário